Drenagem do Solo através de Concreto Permeável com agregados recicláveis.

Um resumo do trabalho que apresentei no XIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ 
Tema Proposto: Prevenção e Remediação de Catástrofes Ambientais

Artigo apresentado: Drenagem do Solo através de Concreto Permeável com agregados recicláveis.

Este projeto foi elaborado com o intuito de visibilizar medidas efetivas para contenção e prevenção de desastres naturais através da Drenagem da água da chuva por meio de concreto permeável como camada de revestimentos em pavimentos com baixa carga.

Observando decorrentes enchentes no Município de Guarujá, fato atribuído ao processo de desenvolvimento urbano e a conseqüente impermeabilização do solo e o desgaste do escoamento pluvial, assim através de pavimentos de concreto permeável possibilitaria uma maior infiltração no solo direcionando a água por meio de um sistema simples para um reservatório de reuso denominado piscinão. 

De acordo com ANAIS DO 56º CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2014 – 56CBC “para que o concreto permeável possa ser classificado como tal, segundo Marchioni e Silva (2011), este deve possuir um alto índice de vazios interligados, com pouca ou nenhuma porção de areia na sua composição, permitindo a percolação de grande quantidade de águas pluviais. 

Alguns dos benefícios do concreto permeável: 
  • Reduz o escoamento das águas pluviais, protegendo o sistema de drenagem; 
  • Protege e reabastece os lençóis freáticos;
  • Atenua poluentes superficiais, pois não deixa passar resíduos sólidos;
  • Permite o aproveitamento da água da chuva para reuso; 
  • Pode ser usado como via para pedestres, estacionamento, ciclovia, piso de quadras poliesportivas, pois sua resistência é baixa.
A ideia é agregar um material mais resistente ao concreto e reciclável como o PEAD considerando a sustentabilidade do projeto

O PEAD é um polietileno de alta densidade, fabricado a partir do descarte de diferentes materiais plásticos onde passam por um determinado processo desde a limpeza adequada dos resíduos até a parte final que é polimerização que o transforma em pequenos grãos de diferentes colorações dependendo da finalidade do produto. É utilizado em diversos materiais como sacolas plásticas, bolsas de supermercado, frascos de diversos produtos e até mesmo na fabricação de tubulações de água.
A Empresa Nova Elos gentilmente cedeu uma amostra generosa de PEAD para testes posteriores. http://www.novaelosreciclagem.com.br
A amostra que nos foi cedida é certificada “Através de rigorosos processos industriais desenvolvidos pela Empresa Nova Elos, utilizando equipamentos de última geração, as propriedades do Polietileno são conservadas, dessa forma, ele pode ser reutilizado sem nenhuma perda de suas características.

Quais as vantagens de usar esse material? 

• Por ser um material reciclável pode baratear o concreto; 
• É um material resistente a processos químicos; 
• Estável a solventes o que garante uma durabilidade do produto que de acordo com pesquisas varia a partir de 50 anos; 
• Resistência a abrasão e a impacto; 
• Flexível; 
• Força de tração: 31,37 Mpa; 
• Principal vantagem é levar resistência considerável ao concreto de acordo com suas propriedades isoladas, observando que estamos em fase de testes para evidenciar essa resistência.

Após análise de todas as informações obtidas ao longo do trabalho, observamos o quão importe é um pensamento sustentável para obtenção de novas soluções para problemas antigos, como por exemplo, enchentes decorrentes da falta de estrutura e assoreamento adequado no município. 

Levando em consideração todas as variantes ao nosso redor, desde o próprio lixo que é descartado de forma errônea pelos moradores até as cotas negativas da cidade. Este mesmo lixo pode ser usado como agregado reciclável barateando o custo do concreto, garantido o uso adequado dos resíduos, dependendo da cor do agregado garantindo um conforto térmico, pois influencia na refletância concreto. 

Em resumo como graduando de Engenharia Civil temos a obrigação de criar novas soluções para grandes problemas de maneira sustentável, visando o futuro da humanidade, pois sabemos que a maneira que o homem está vivendo, está esgotando os recursos naturais e a Terra não está sendo capaz de repor tais recursos e está entrando em colapso, notamos isso através das catástrofes que são geradas pelo mal-uso dos recursos da natureza e está refletindo diretamente a todos nós. 

Um dos maiores desafios modernos é como reutilizar o lixo gerado diariamente de forma eficaz e que não gere mais resíduos na sua reciclagem. Encontramos uma maneira simples e talvez pequena para esse problema que será posteriormente testada e colocada em pratica, pois, nosso objetivo final é otimizar os processos de construção sustentáveis.

Agradecimentos:
  • Minha Família; 
  • Empresa Nova Elos;
  • Engenheiro Civil Érico Naves;
  • Cooperativa de Reciclagem Bairro Enseada;
  • Universidade de Ribeirão Preto UNAERP Campus Guarujá
  • Docente Eng. Rodrigo Coelho;
  • Graduandos Beatriz Bernardo e Valquíria Ramos; 
  • Google e
  • Todos que ajudaram de forma direto ou indireta.




Docentes: Rodrigo e Humberto - Graduandos da 7ª e 10ª Etapa de Engenharia Civil 
Graduandos da 7ª Etapa \o/



Comentários

  1. Parabéns pelo seu trabalho Jennifer! Continue nesse caminho que você vai longe!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Wirton!! E parabéns pelo sucesso no Instagran da Engenharia Construtiva!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas