O que são pentaquarks?


Pentaquark

Cientistas que trabalham no LHC Grande Colisor de Hádrons na Suíça, anunciaram a descoberta de uma nova partícula, denominada pentaquark.
Mas o que são pentaquarks?
Um pentaquark é uma hipotética partícula subatômica consistindo de um grupo de cinco quarks, ou mais especificamente por quatro quarks e um anti-quark. 
E o que são os Quarks?
Quark, na física de partículas, é uma partícula elementar e um dos dois elementos básicos que constituem a matéria (o outro é o lépton). Quarks se combinam para formar partículas compostas chamadas hádrons; os mais estáveis desse tipo são os prótons e os nêutrons, que são os principais componentes dos núcleos atômicos. Devido a um fenômeno conhecido como confinamento, quarks nunca são diretamente observados ou encontrados isoladamente; eles podem ser encontrados apenas dentro de hádrons, como os bárions (categoria a que pertencem os prótons e os nêutrons), e os mésons . 
Por esta razão, muito do que se sabe sobre os quarks foi elaborado a partir das observações dos próprios hádrons.
A primeira previsão da existência do pentaquark foi feita na década de 1960, mas, assim como o Bóson de Higgs (ou "partícula de Deus"), os cientistas não conseguiram detectar o pentaquark durante décadas.

A versão com cinco quarks, ou pentaquark, vinha sendo procurada, mas nunca encontrada, desde que Murray Gell-Mann e George Zweig teorizaram a existência de tais partículas subatômicas em 1964.
"Do ponto de vista da nossa experiência, achamos que cumpriu todos os critérios de descoberta. Não temos outra maneira de explicar o que vimos. Mas o método científico requer que apresentemos um documento para uma publicação científica, a publicação vai analisá-lo, e então a comunidade julgará ", disse ele à Reuters.
O LHC, um acelerador de partículas de 27 quilômetros de circunferência no subsolo, tem proporcionado uma enorme quantidade de dados desde que começou a quebrar prótons juntos em velocidade próxima à da luz em 2010.
A análise das colisões já provou a existência do bóson de Higgs, uma partícula que dá massa à matéria, e os cientistas estão agora à procura de um "universo escuro" que eles acreditam que existe além do visível.
O que isso muda na sua vida? Ou na minha?
Assim como na descoberta do bóson de Higgs ou partícula de deus, evidenciamos mais uma vez o que Socrates já sabia "ipse se nihil scire id unum sciat", Só sei que nada sei.
Fica o desafio. Aprenda algo novo todos os dias! 
O mundo é muito maior do que nossos olhos podem enxergar ;)

Comentários

Postagens mais visitadas