O que fazer para valorizar nossa categoria? Engenheiro Civil!

Eu tenho escutado muito o termo "nossa categoria está se prostituindo" e muitas reclamações sobre a desvalorização da mesma, daí como boa pesquisadora e curiosa que sou entrei a fundo no tema e a dois meses tenho conversando com muitos Engenheiros Civis para entender de fato o que eles pensam sobre isso.

E também sugerir propostas para valorizar nosso trabalho e fortalecer nossa categoria, porque só reclamar não adiante de nada e vou me formar daqui um ano e meio e tenho notado a dificuldade de ser inserida no mercado de trabalho como estagiaria e penso que o melhor momento para mudanças é agora, temos que nos unir e buscar soluções viáveis.

A primeira e grande reclamação é com relação aos engenheiros que se vendem ou melhor vendem sua assinatura por valores abaixo do mercado e não acompanham as obras e acabam denegrindo toda a categoria de forma geral, pois, normalmente esses "engenheiros" se formam de qualquer jeito, colando nas provas sem saber fazer nada, sem saber o que é ética e honestidade e não tem a menor noção da responsabilidade técnica que sua assinatura pesa, não medem os prejuízos físicos que podem levar ao futuro em obras mal feitas colocando em risco vidas e acabam gerando uma concorrência desleal baseada em preços baixos e baixa qualidade, deixando para trás bons profissionais que valorizam seu trabalho, seu estudo e sua dedicação pela profissão.

Qual seria a solução para isso???

Dentre as muitas conversas que tive com profissionais atuantes da área e alguns docentes a grande maioria sugere uma prova de certificação para atestar a eficiência do futuro profissional e assim depois de aprovado teria seu registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Isto evitaria que estudantes despreparados se registrassem no CREA e evitaria muitos problemas futuros. "E claro que uma reforma nas grades educacionais inserindo mais pratica e ética profissional, pois a falta de ética e caráter tem sido o grande problema televisionado envolvendo politica e profissionais da área, pois as pessoas estão achando normal esse ato falho de tentar ganhar vantagem a todo custo e isto tem gerado um pais corrupto e ser for cortado na raiz, digo nas entidades educacionais, os docentes não tolerarem a famosa "cola" talvez parte do problema seria evitado, assim falsos profissionais não poderiam se formar."

Um pequeno adendo sobre o CREA ele é responsável por regulamentar e controlar atividades nas áreas profissionais relacionadas, tanto para nível superior ou técnico em esfera estadual, onde orientam e fiscalizam o exercício da profissão, mantendo contato direto com o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

Uma outra sugestão conversando com um engenheiro que já fez parte de conselhos regional do estado dele é: "Todo estudante de Engenharia Civil já deve ter na cabeça o seguinte, para fortalecer a categoria preciso me vincular a associações que buscam parceiros competentes e até mesmo concorrentes bons para impulsionar um trabalho de qualidade para região e afins, contudo você precisa saber se essa associação é fidedigna ao proposito dela."

O que ele sugeriu eu já fiz me associando como estudante a Associação de Engenheiros e Arquitetos do Guarujá AEAG, onde através da associação faço visitas técnicas, fico inteirada com as mudanças e eventos dentro da área e sei que a organização da mesma é fidedigna pelo fato de ser composta por profissionais capacidades e com experiencia. 
Mais qual o beneficio disso? Se você quer fazer a diferença você tem que se filiar a pessoas e entidades que tem o mesmo objetivo que você, que é melhorar de forma direta nossa categoria, trazendo benefícios não só ao profissional e sim a toda a população.

Uma sugestão que recebi de alguns profissionais que apesar de ser registrado no CREA devido a crise não estão atuando é com relação ao valor anual do registro, eles sugeriam uma maleabilidade a quem não está trabalhando sem precisar congelar o registro, pois alegam que o valor é alto para alguém que está desempregado. Concordo plenamente rs.

Uma exclamação de muitos profissionais é com relação ao piso dos serviços prestados, que os profissionais que não respeitarem deveriam ser multados, pois volta a concorrência desleal.

Tem outras sugestões e reclamações que vou relatar mais pra frente, pois ainda estou em fase de pesquisa e quero entrar mais afundo nesse assunto e vê o que posso efetivamente fazer para ajudar a valorizar nossa categoria.

Deixo aberto aos engenheiros que não opinarem ainda que deixem suas sugestões, pois reclamações já ouvi muitas, contudo devemos procurar soluções e tenho certeza que quanto mais profissionais se juntarem mais chances temos de mudar nossa realidade.



Comentários

  1. Existe, profissionais e profissionais qualificados que sabe o que está fazendo e clientes para todos os níveis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas