O Desafio de se tornar Engenheiro Civil, por Paulo Sérgio Oliveira
Um texto que vale a pena leitura na integra, a cada dia, mais estudantes estão se formando como Engenheiros e muitos sem preparação necessária e sem a concepção da responsabilidade que carregarão depois de formados, fico me perguntando qual a diferença de um bom engenheiro civil ou de um engenheiro ruim? A diferença está na ética e na busca pelas soluções de problemas de uma forma eficaz...
O verdadeiro desafio está além da formação, está muitas vezes na falta de oportunidade para adquirir experiência. Mas temos que fazer a diferença e buscar novos caminhos... Segue parte do texto do Engenheiro Civil Paulo Sérgio:
"A Engenharia Civil é área da Engenharia que engloba a concepção, desenvolvimento de soluções, projeto, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura necessários ao bem-estar e ao desenvolvimento da sociedade, além da preservação do meio ambiente.
A Engenharia Civil trata da criação de edificações, estradas, pontes, túneis, portos, aeroportos, ferrovias, usinas geradoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estrutura.
A formação do Engenheiro Civil está diretamente ligada às ciências exatas. Mas um bom profissional deve possuir muitos outros atributos, principalmente habilidades em comunicação, capacidade analítica e o famoso “bom senso”, além de seguir um código de ética, já que suas obras influenciam significativamente todos os segmentos da sociedade.

O verdadeiro desafio está além da formação, está muitas vezes na falta de oportunidade para adquirir experiência. Mas temos que fazer a diferença e buscar novos caminhos... Segue parte do texto do Engenheiro Civil Paulo Sérgio:
O engenheiro que descobriu o cimento Portland
Segundo pesquisas, o nome Engenheiro Civil foi usado pela primeira vez pelo Engenheiro inglês John Smeaton, um dos descobridores do cimento Portland, no final do Século XVIII. Em 1818 fundou-se em Londres o Instituto de Engenheiros Civis, com a principal finalidade de defender e prestigiar o significado da profissão, ainda desprezada e mal compreendida naquela época, mesmo nos centros mais avançados do mundo.
Vale destacar que, num primeiro momento, a Engenharia Civil explorou apenas materiais naturais, como a madeira. Grandes avanços aconteceram posteriormente, para que as estruturas adquirissem características cada vez mais complexas, como reflexo do desenvolvimento do conhecimento científico, do domínio das propriedades de resistência dos materiais e ainda, da industrialização, chegando a novos materiais como o aço, o cimento e, a partir de ambos, ao concreto armado e protendido, que possibilitaram o projeto e construção das grandes estruturas, bem como vencer grandes vãos e construir edifícios cada vez mais altos.
Sei que pela compreensão das responsabilidades e das atribuições de um Engenheiro hoje, compreende se a nossa missão no estudo e implementação das mudanças no ambiente para garantir qualidade de vida, segurança e mobilidade à humanidade, e também enxerga o nosso papel, em conjunto com os nossos colegas arquitetos, na pintura deste belo quadro que é o cenário do mundo moderno e sempre prontos para superar novos desafios!"
Por: Paulo Sérgio Oliveira Diretor Executivo e CEO da Mutual Engenharia e Construções. Texto na integra: https://www.construliga.com.br/blog/engenheiro-civil-ser-ou-nao-ser/
Comentários
Postar um comentário