MELHORIA DO DESEMPENHO DO CONCRETO PELA ADIÇÃO DE NANOPARTICULA DE PRATA, NANOAGREGADO INTELIGENTE"


Essa é a meninas dos meus olhos, pesquisa que fiz para a conclusão do curso de Engenharia Civil com mais de 1 ano de muito trabalho, experimentos, testes... Agora estou buscando incentivadores para continuar as pesquisas. Vai um pequeno resumo:

A nanoparticulas estão presentes em mais lugares que você pode imaginar. A área da engenharia civil é uma vertente humana que sempre está buscando conhecimentos tecnológicos para aprimorar o trabalho desenvolvido, assim crescendo progressivamente desde a área humana até a área tecnológica.


Primeiro ponto a entender é que é nanotecnologia? Segundo a ABDI Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial citado na cartilha sobre nanotecnologia (2010), a primeira coisa que se deve observar sobre nanotecnologias é entender a medida escalar, mudar a forma como o cérebro funciona para entender as medidas. Uma comparação recorrente em escala nanométrica é a com um fio de cabelo, pois o mesmo é 100 vezes maior que um nanômetro. A concepção para algumas pessoas é difícil, pois, o cérebro só entende o que pode ver ou tocar, na figura ilustra se um comparativo escalar.


De acordo com Lima (2014), nano é uma palavra derivada do grego, que significa anão, posteriormente agregada a palavra tecnologia e é uma sapiência que engloba várias disciplinas dentro da ciência, por ser um assunto tão complexo e heterogêneo, pois combina em um único projeto estudos e traços de química, física, biologia, matemática, engenharia e outras disciplinas. Umas das características mais surpreendentes da nanotecnologia é o poder de mutação das propriedades de um elemento quando alterada sua escala e não alteram sua essência, contudo podem gerar novas propriedades, isto se chama o efeito quântico.

O trabalho trata se do estudo da melhoria do desempenho do concreto através da adição de nanopartículas de prata como nanoagregado inteligente, considerando inteligente pelo fato preponderante de suprir necessidades microscópicas do concreto. Testando a eficácia do mesmo através da comparação do traço convencional com um traço com com uma porcentagem de nanoagregados, expondo a micro-organismos, ácido nítrico e sulfúrico, assim analisando qual teve maior desempenho expostos aos ácidos e ao mofo, analisando a resistência característica do concreto através do teste de compressão axial.







E claro que este é um resumo do resumo do trabalho e a conclusão vou deixar para uma próxima postagem... 


Ps. Tive bons parceiros, como a Empresa de pesquisas Khemia incubadora do IPEN o gerente Jonny Francisco Ros que me forneceu todas as nanopartículas de prata com total gentileza e incentivo científico, o Professor Pedro Laerte de Souza pelo conhecimento compartilhado na escola móvel do SENAI SP Nano Mundo e a parceria com os Mestres e orientadores que me ajudaram na Universidade UNAERP campus Guarujá Rodrigo Coelho, Marcelo Choukri e Willy Ank.

Comentários

  1. E os resultados? Melhorou a qualidade e a resistência do concreto
    É viável economicamente?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas