Ventiladores gigantes tem como objetivo remover CO2 do ar, fazer combustível e combater o aquecimento global.



Um proposta inovadora, porém questionável por alguns estudiosos, pois, pode causar um desiquilíbrio ambiental se colocado em áreas florestais e construído em larga escada.
Contudo o objetivo inicio é filtrar os gases liberados pelos veículos automotivos, assim removendo o CO2 do ar transformando em uma especie de combustível sustentável, resultando na diminuição do aquecimento global. 
Para mim que sou leiga no assunto, acho uma proposta viável, contudo deixo aos especialistas de plantão o trabalho de um estudo mais minucioso para vê se a execução é realmente sustentável ou apenas mais uma ideia monetária. 
 
Abaixo artigo retirado do site Hypescience:

"No início de 2015 a empresa de engenharia de carbono fundada e mantida por Bill Gates iniciou a construção do primeiro dispositivo de captura de gás carbônico liberado no meio ambiente. Durante anos, a empresa tem trabalhado no desenvolvimento da tecnologia que está agora pronta para ser implementada em maior escala.

Tal como as árvores, a tecnologia de captura de ar prende o gás carbônico que polui os ares. No entanto, economiza muito espaço.
Para fazer o mesmo trabalho que estes dispositivos, seriam necessários quilômetros e mais quilômetros de terra fértil para o plantio de árvores. Além disso, a nova tecnologia poderá ser instalada em terras improdutivas, tais como desertos.

Segundo David Keith, professor da Escola de Engenharia da Universidade de Harvard (EUA) e presidente executivo da empresa de engenharia de carbono de Bill Gates, o sistema protótipo construído na Universidade British Columbia pode absorver as emissões de cerca de 14 a 15 veículos ou cerca de 100 quilos de dióxido de carbono por dia.

Como funcionam os ventiladores de co2

De maneira simplificada, o sistema funciona com o ar entrando na instalação através de um absorvente de CO2 líquido, que retém cerca de 80% de dióxido de carbono numa solução para processamento adicional.
Depois, a ideia é que o CO2 seja recuperado a partir da solução de carbonato e integrado na produção de hidrocarbonetos líquidos que são totalmente compatíveis com a infraestrutura de transporte de hoje, mas tem baixa (ou nenhuma) concentração de carbono.

A construção de ventiladores gigantes com fins de demonstração deve terminar até o final deste ano. E será o último passo para a construção de dispositivos em grande escala que, além de ter objetivo comercial, também pretende encerrar o ciclo do CO2 na natureza."

http://hypescience.com/ventiladores-gigantes-vao-remover-co2-do-ar/

Comentários

Postagens mais visitadas