Impermeabilização de baldrame

Aprenda a calcular o volume total de argamassa e a decompor o traço para saber o consumo exato de areia, cimento e aditivo no revestimento de fundações.
Ilustrações: Sergio Colotto
Subterrâneas, vigas baldrame precisam ser impermeabilizadas. Uma das possibilidades é revesti-las com argamassa polimérica. Para saber quanto material será consumido, o primeiro passo é medir a área total das vigas.
Vamos considerar uma viga baldrame com 0,50 m de largura x 100 m de comprimento - somando todas as laterais -, resultando em área total de 50 m². Se considerarmos que 15 cm das laterais da viga também precisam ser impermeabilizados, teremos outros 30 cm a serem multiplicados pelo comprimento, resultando em 30 m² adicionais. Área total a ser impermeabilizada: 50 + 30 m² = 80 m².
É preciso considerar as instruções do fabricante com relação à espessura da camada de argamassa para garantir a impermeabilização. Neste exemplo, a espessura será de 2 cm, ou 20 mm. Esses valores nos permitem calcular o volume de argamassa a ser consumido por metro quadrado. Basta multiplicar a área pela espessura do revestimento: 1 x 1 x 0,02 m = 0,02 m³. Convertendo para litros = 20 l/m², considerando os 20 mm de espessura do revestimento. Ao multiplicar pela área total, de 80 m², teremos um consumo de 1.600 l de argamassa polimérica. Esse é o consumo da argamassa já pronta. Vamos fazer a conta inversa, decompondo o material, para saber o consumo de cada componente: areia, cimento e aditivo.
Ilustrações: Sergio Colotto
Consumo de cimento

Observando as instruções do fabricante ou do projeto, é possível saber qual é o traço recomendado. Em nosso exemplo, vamos considerar um traço de uma parte de cimento para três partes de areia média peneirada - 1:3.

Para saber o consumo de cimento, o primeiro passo é dividir o consumo de argamassa por m² - 20 l - pela proporção de areia - três partes. Assim, 20/3 = 6,66 l de cimento/m². Ao multiplicar pela área total da viga, teremos o consumo total de cimento: 6,66 l x 80 m² = 532,80 l de cimento. Considerando, de acordo com dados fornecidos pelo fabricante, que 40 l de cimento correspondem a 50 kg do material, saberemos o consumo total desse material ao dividir 532,8 / 40 = 13,32 sacos de cimento de 50 kg cada. Ou seja, 14 sacos de cimento.
Ilustrações: Sergio Colotto
Consumo de areia

Por ser fino, o cimento misturado ao aditivo ocupará os vazios da areia. Dessa maneira, não influencia o volume de argamassa. Sendo assim, o consumo de areia fina e peneirada é igual ao consumo total de argamassa, obtido no cálculo inicial. Ou seja, serão necessários 1.600 l de areia.

No entanto, a areia é vendida por m³. Se 1 m³ = 1.000 l, então é preciso comprar 2 m³ de areia para revestir toda a viga com argamassa polimérica.
Consumo de aditivo

A quantidade de aditivo depende da quantidade de cimento. É preciso observar as recomendações do fabricante. Neste exemplo, vamos supor que o indicado seja aplicar 1 l de aditivo a cada 20 l de cimento. Conforme vimos acima, cada saco de cimento de 50 kg é o equivalente a 40 l em volume. Transferindo os valores, precisaremos de 2 l de aditivo para cada saco de cimento.

Uma vez que o consumo de cimento previsto é de 14 sacos, basta multiplicarmos 2 l de aditivo x 14 sacos de cimento = 28 l de aditivo. Sabendo que o aditivo da nossa simulação é vendido em latas de 18 l e galões de 3,6 l, sabemos que o ideal é comprar uma lata de 18 l e três galões de 3,6 l, resultando em 28,8 l de aditivo.
Ilustrações: Sergio Colotto
Lembramos que esse é um cálculo meramente ilustrativo. Em uma situação de obra, é possível que a viga apresente imperfeições eu suas dimensões. Por isso, o recomendável é considerar uma margem de segurança de 15 a 20% a mais - a depender do treinamento da mão de obra - ao fazer o cálculo do consumo de material.

Texto e imagens extraído na integra da revista http://equipedeobra.pini.com.br/construcao

Comentários

Postagens mais visitadas